quarta-feira, 11 de abril de 2012

Hitler faltou às aulas de História!

"Quem não conhece a história, está condenado a repeti-la!"

Que Hitler era um cara muito inteligente, ninguém pode negar! Baseado nas teorias eugenistas de Charles Darwin, ele transportou as ideias da seleção natural para os humanos, ao sistematizar o nazismo, o qual defendia a superioridade da raça ariana e o antissemitismo (perseguição aos judeus).
Mas Hitler não conhecia a História e cometeu o mesmo erro de Napoleão Bonaparte, ao invadir a Rússia (União Soviética, na época) no inverno, em 1941. Num primeiro momento, os comandados de Hitler lograram sucesso, porém logo começaram as nevascas. Desacostumados com o frio rigoroso e sem equipamentos adequados para enfrentá-lo, os militares alemães não demoraram para capitular, fazendo com que a União Soviética contra-atacasse e por fim, tomasse Berlim em 1945. 
Recusando aceitar a derrota, Hitler se suicidou e seu corpo foi cremado, pois não queria que seu cadáver fosse exposto como um prêmio pelos vencedores!
Em 1812, Napoleão também fracassou na sua tentativa de dominar a Rússia. Os russos utilizaram a técnica da "terra arrasada", a qual consistia em fugir e incendiar cidades e plantações para que o inimigo não encontrasse mantimentos. E a tática deu certo, pois quando as nevascas começaram, a fome tomou conta dos militares franceses, que, derrotados pelo clima hostil, empreenderam uma longa marcha de volta!
Sendo assim, o inverno russo pode ser considerado como uma boa estratégia militar.
E não façam como Hitler. Conheçam a História e a utilizem para o bem!


Um comentário:

  1. Belo texto, Ricardo.
    Só não concordo que a eugenia nazista, alicerce da ideologia de pureza racial que dominou a Alemanha nazista, seja confundida com o processo da evolução explicitado por por Charles Darwin para explicar a adaptação e especialização dos seres vivos.
    Darwin era um cientista sério e baseou suas conclusões em evidencias obtidas por registro fóssil

    ResponderExcluir